Neurocirurgia

O serviço de Neurocirurgia da Casa de Saúde oferece atendimento integrado reunindo alta tecnologia e equipe especializada. Estruturado entre atendimento de emergência, internação hospitalar, UTI e Centro Cirúrgico.

A especialidade é responsável por tratar as doenças do Sistema Nervoso Central e Periférico, do crânio e da coluna vertebral, como traumas, tumores, doenças vasculares e degenerativas.

Endoscopia de Coluna

...

A cirurgia por vídeo da coluna (endoscopia da coluna) vem modificando a cirurgia da coluna, pois mostrou ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.

Através de um pequeno canal de trabalho são utilizados uma câmera, iluminação e pinças, sendo possível através de uma pequena incisão e visualização direta por vídeo enxergar internamente o problema e as estruturas nervosas.

Aneurisma Cerebral

Um aneurisma é uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo que faz com que o vaso forme uma protuberância ou aumente de tamanho. Quando o aneurisma ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro, ele é denominado de aneurisma cerebral.

Cerca de 5% da população têm algum tipo de aneurisma cerebral, mas apenas um pequeno número desses aneurismas causam sintomas, normalmente decorrentes de seu crescimento e/ou ruptura.

Um aneurisma que se rompe é uma emergência que precisa de tratamento médico e muitas vezes requer cirurgia.

Tumor cerebral

O processo de diagnóstico tem início com o levantamento do histórico clínico do paciente e a realização de exames físicos e neurológicos, que avaliam os reflexos, a força muscular dos olhos e da boca e o movimento, a coordenação e a agilidade.

Em caso de suspeita de tumor cerebral, é necessária a realização de diversos exames de imagem. Os mais usados são a ressonância magnética (RNM) e a tomografia computadorizada (TC), capazes de detectar 95% dos casos de tumor cerebral.

Na maioria dos casos, é feita a remoção cirúrgica da maior parte possível do tumor, sempre procurando preservar as funções normais do cérebro.

neurocirurgia pediátrica - hidrocefalia

A hidrocefalia se caracteriza pelo acúmulo de líquidos na cabeça. O excesso retido faz com que os ventrículos cerebrais se dilatem, provocando danos nas estruturas encefálicas.

A hidrocefalia pode ser congênita ou adquirida.

É fundamental destacar que, quanto antes o diagnóstico for feito, menor será o risco de ocorrerem danos cerebrais.